quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alfinete e alfinetadas

Quem nunca sentiu na pele uma alfinetada ao provar um vestido ou ao ouvir fofocas e maldizeres sobre o traje que estava portando em alguma ocasião especial? Mas tratando-se do objeto, estes existem desde que existem costureiras e alfaiates. O mais comum é o chamado alfinete de cabeça de haste rígida de metal com uma ponta perfurante, utilizado para auxiliar nos serviços de costura. O alfinete de segurança é aquele usado para prender o transpasse das saias kilt e para prender fraldas de bebê. O alfinete longo de metal com ponta decorada foi muito usado como adorno em chapéus femininos, principalmente até os anos 40; há também as jóias alfinetes usadas nas gravatas masculinas que denotam poder aquisitivo e estilo. Os alfinetes de segurança inspiraram brincos, broches, pulseiras e pingentes de colares no decorrer dos séculos XX e XXI. Para punks a pequena peça de metal assumiu uma conotação agressiva, tornando-se peça essencial na composição de seus visuais. Nos anos 80, Clodovil protagonizou a divertida peça teatral de Leilah Assumpção sobre as comuns alfinetadas no meio da moda, com o título "Seda pura e alfinetadas".

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Perfume e moda

A moda e o perfume estão relacionados desde o começo do século XX. As mulheres apertadas ao espartilho buscavam alívio para o sofrimento do incômodo vestuário nos perfumes. Para evitar desmaios, sufocos, passaram a recorrer a aromas refrescantes e suaves. Foi o auge das românticas águas de colônia. De 1910 em diante, estreitaram-se ainda mais os laços entre a moda e a perfumaria. Foi com Paul Poiret que foi lançado o conceito de frangância de estilista. A partir daí, para o vestuário feminino integrar suas criações a uma atmosfera de coleção, tornou-se importantíssimo um aroma que representasse um estilista. Desta forma, em 1911, em plena Bella Époque e a margem de grandes perfumistas como Hobigant, Coty, Karon e Guerlain, toda butique passa a instalar uma seção de perfumaria com a marca que seu estilista criou. Com a emancipação feminina do pós guerra, numa estética oposta ao ideal exótico de Paul Poiret, floresceu a carreira de Gabrielle Chanel, que criou o mais famoso perfume do mundo, o Chanel nº5.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Bolsa

Um dos itens mais queridos das mulheres surgiu como pequenos sacos, fechados por cordões, destinados a carregar moedas, coisas miúdas de uso pessoal ou pequenos objetos que as pessoas queriam que estivessem perto de si. A nais antiga referência ao uso de uma bolsa foi descoberta em 1991. É conhecida como bolsa da múmia de Otzi. Trata-se de uma pequena bolsa de couro onde o chamado homem do gelo, que viveu há mais de 5.000 anos carrega objetos e acessórios necessários para fazer fogo. Com o tempo tornou-se cada vez mais utilitária, variando seu tamanho, forma e materiais de confecção. Durante o século XX, passou a fazer parte de griffes e logomarcas do mundo da moda. A mais famosa das bolsas é a Chanel, em couro matelassado e com alças de correntes entremeadas com fitas de couro. A famosa 2.55, percorreu, incólume todo o século XX chegando ao século XXI em materiais como o jeans e em variáveis tonalidades e tamanhos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estilo

A palavra estilo designa um conjunto de elementos que determinam uma expressão artística ou arquitetônica. Da arte migrou para a moda, não como uma qualidade de expressão de época. A palavra estilo no meio da moda refere-se mais a um atributo pessoal, único e instranferível, ligado a personalidade ou, mais contemporaneamente, ao que se chama de atitude de homens ou mulheres. Possuir estilo e vender estilo tornaram-se obsessões de fashionistas e profissionais do setor desde meados dos anos 80. Hoje ser estiloso é ser capaz de se conhecer e vestir-se de acordo com sua individualidade. Vem daí o sucesso das peças exclusivas ou costumizadas.

Criações Critina Ávila

Criações Critina Ávila
Calça de moleton skin

Vestido de malha manga longa

Vestido preguinhas de tricoline

Vestido de coquetel de tafetá