segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lançamento do livro A PALAVRA NO ESPELHO


A ensaísta, pesquisadora e professora de História da Arte e da Cultura, Cristina Ávila lança no próximo dia 21 de junho, às 19 horas, na livraria Quixote, seu mais recente livro “A Palavra no Espelho – os reflexos da imagem no Barroco Mineiro”, através do Instituto Cultural Amílcar Martins – ICAM, como parte de sua preciosa “Coleção Memória de Minas”.
Com 40 anos de atividade na área de cultura e artes, onde se iniciou oficialmente aos 18 anos, como estudante de História da FAFICH/UFMG, tem em seu currículo diversos livros publicados, curadoria de exposições e participação em congressos no Brasil e no exterior.
Filha de dois dos maiores nomes de intelectuais mineiros, Affonso Ávila e Laís Corrêa de Araújo, não renuncia a sua linhagem familiar, ao contrário, honra e respeita sua história de vida. Ao lado do pai, tornou-se militante em prol da cultura e arte mineiras, tendo trabalhado com o patrimônio histórico, arquivístico e museológico. Desde 2001, herdou a direção da revista Barroco, da qual foi responsável pela edição dos dois últimos números, 19 e 20.
O livro que apresentamos vai além desta conhecida militância familiar e alcança um estatuto de erudição particular, como afirma o professor Amílcar Martins Filho, na apresentação do livro.
A obra se destaca como estudo Inter- semiótico dos temas, dos signos e dos sinais presentes na documentação sermonística e na obra litúrgica, vastamente pesquisada. A autora compara a literatura sacra com as referências visuais da época, compreendendo não só a literatura barroca como também as artes plásticas como linguagens que se interligam por intermédio de recursos ornamentais, temáticos, artísticos complementares e auxiliares para a transparência de uma semântica barroca.
Segundo o curador e crítico de arte Nelson Aguilar que assina o prefácio, em A Palavra no Espelho, ” não é de qualidade literária que se trata, mas do milagre sinestésico das Gerais onde música, letras, formas se conjugam para cantar a singularidade de um modo específico de estar no mundo. Nessa pluralidade, examina-se o dueto entre imagem e palavra em modo especular”.
Cristina Ávila desvanece a dicotomia entre imagem e palavra mostrando a porosidade entre os âmbitos, pratica uma espécie de vazamento entre os dois códigos no Barroco Mineiro e desmistifica a grande arte diante das manifestações mais simples dando, a essas, estatuto ontológico de cultura e validade histórica. É o que se verifica, com toda justiça, na análise das pinturas parietais da Matriz de Santo Antônio de Itaverava, e nas legendas das mesmas em latim erudito e na graça de paráfrases locais. Registra-se a delicadeza do texto de Cristina que, sem perder qualidade histórica, ganha contornos poéticos, tornando sua leitura agradável e instigante para estudiosos e admiradores da História da Arte.

Cabe destacar o trabalho cuidadoso de Sérgio Luz que assina a coordenação editorial, a produção e o projeto gráfico que clarifica o livro. Mais uma das muitas e importantes publicações do Instituto Cultural Amílcar Mineira, que preza, guarda e preserva a memória de Minas.

Criações Critina Ávila

Criações Critina Ávila
Calça de moleton skin

Vestido de malha manga longa

Vestido preguinhas de tricoline

Vestido de coquetel de tafetá