A ensaísta, pesquisadora e
professora de História da Arte e da Cultura, Cristina Ávila lança no próximo
dia 21 de junho, às 19 horas, na livraria Quixote, seu mais recente livro “A
Palavra no Espelho – os reflexos da imagem no Barroco Mineiro”, através do
Instituto Cultural Amílcar Martins – ICAM, como parte de sua preciosa “Coleção
Memória de Minas”.
Com 40 anos de atividade na área
de cultura e artes, onde se iniciou oficialmente aos 18 anos, como estudante de
História da FAFICH/UFMG, tem em seu currículo diversos livros publicados,
curadoria de exposições e participação em congressos no Brasil e no exterior.
Filha de dois dos maiores nomes
de intelectuais mineiros, Affonso Ávila e Laís Corrêa de Araújo, não renuncia a
sua linhagem familiar, ao contrário, honra e respeita sua história de vida. Ao
lado do pai, tornou-se militante em prol da cultura e arte mineiras, tendo
trabalhado com o patrimônio histórico, arquivístico e museológico. Desde 2001,
herdou a direção da revista Barroco, da qual foi responsável pela edição dos
dois últimos números, 19 e 20.
O livro que apresentamos vai além
desta conhecida militância familiar e alcança um estatuto de erudição
particular, como afirma o professor Amílcar Martins Filho, na apresentação do
livro.
A obra se destaca como estudo Inter-
semiótico dos temas, dos signos e dos sinais presentes na documentação
sermonística e na obra litúrgica, vastamente pesquisada. A autora compara a
literatura sacra com as referências visuais da época, compreendendo não só a
literatura barroca como também as artes plásticas como linguagens que se interligam
por intermédio de recursos ornamentais, temáticos, artísticos complementares e
auxiliares para a transparência de uma semântica barroca.
Segundo o curador e crítico de
arte Nelson Aguilar que assina o prefácio, em A Palavra no Espelho, ” não é de qualidade literária que se trata,
mas do milagre sinestésico das Gerais onde música, letras, formas se conjugam
para cantar a singularidade de um modo específico de estar no mundo. Nessa
pluralidade, examina-se o dueto entre imagem e palavra em modo especular”.
Cristina Ávila desvanece a
dicotomia entre imagem e palavra mostrando a porosidade entre os âmbitos,
pratica uma espécie de vazamento entre os dois códigos no Barroco Mineiro e
desmistifica a grande arte diante das manifestações mais simples dando, a essas,
estatuto ontológico de cultura e validade histórica. É o que se verifica, com toda
justiça, na análise das pinturas parietais da Matriz de Santo Antônio de
Itaverava, e nas legendas das mesmas em latim erudito e na graça de paráfrases
locais. Registra-se a delicadeza do texto de Cristina que, sem perder qualidade
histórica, ganha contornos poéticos, tornando sua leitura agradável e instigante
para estudiosos e admiradores da História da Arte.
Cabe destacar o trabalho cuidadoso
de Sérgio Luz que assina a coordenação editorial, a produção e o projeto
gráfico que clarifica o livro. Mais uma das muitas e importantes publicações do
Instituto Cultural Amílcar Mineira, que preza, guarda e preserva a memória de
Minas.
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