quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Perfume e moda

A moda e o perfume estão relacionados desde o começo do século XX. As mulheres apertadas ao espartilho buscavam alívio para o sofrimento do incômodo vestuário nos perfumes. Para evitar desmaios, sufocos, passaram a recorrer a aromas refrescantes e suaves. Foi o auge das românticas águas de colônia. De 1910 em diante, estreitaram-se ainda mais os laços entre a moda e a perfumaria. Foi com Paul Poiret que foi lançado o conceito de frangância de estilista. A partir daí, para o vestuário feminino integrar suas criações a uma atmosfera de coleção, tornou-se importantíssimo um aroma que representasse um estilista. Desta forma, em 1911, em plena Bella Époque e a margem de grandes perfumistas como Hobigant, Coty, Karon e Guerlain, toda butique passa a instalar uma seção de perfumaria com a marca que seu estilista criou. Com a emancipação feminina do pós guerra, numa estética oposta ao ideal exótico de Paul Poiret, floresceu a carreira de Gabrielle Chanel, que criou o mais famoso perfume do mundo, o Chanel nº5.

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