Gustav Klimt, pintor e companheiro da manequim e dona de sua própria boutique Emilie Flöge, foi também fotógrafo de moda e atuou como estilista. Não se sabe ao certo mas, Klimt talvez tenha sido o primeiro fotógrafo de moda do mundo, ou pelo menos o primeiro a fotografar roupas ao ar livre, e não no interior de um atelier. Não é possível avaliar qual a participação efetiva de Gustav Klimt na criação dos modelos confeccionados pela boutique Flöge; no entanto, era mencionado como autor das dez fotografias publicadas em janeiro de 1907 na revista Deutsche Kunst und Dekoration, a mais importante publicação de arte decorativa em língua germânica. A mais belas roupas que concebeu - sempre para o sexo feminino - relacionavam-se para ele ao erotismo, pois toda a sensualidade do mundo encontrava-se "na silhueta feminina". Klimt compreendia profundamente a mulher, advinhava toda a linha de seu corpo, de seu traje, seu sorriso e seus movimentos. A fotografia não desmente a fantasia e os elementos inesperados de suas telas. Em sua obra "O Beijo", que se tornaria o mais famoso ícone do Jugendstil, o vestido da mulher vai além do irreal, tornando-se portador de um sonho: o encontro através de formas ovais em vários tons de dourado e ornamentos estrelados do jardim do Éden, onde Adão e Eva conheceram o pecado capital.
sábado, 16 de maio de 2009
Klimt e a moda
Gustav Klimt, pintor e companheiro da manequim e dona de sua própria boutique Emilie Flöge, foi também fotógrafo de moda e atuou como estilista. Não se sabe ao certo mas, Klimt talvez tenha sido o primeiro fotógrafo de moda do mundo, ou pelo menos o primeiro a fotografar roupas ao ar livre, e não no interior de um atelier. Não é possível avaliar qual a participação efetiva de Gustav Klimt na criação dos modelos confeccionados pela boutique Flöge; no entanto, era mencionado como autor das dez fotografias publicadas em janeiro de 1907 na revista Deutsche Kunst und Dekoration, a mais importante publicação de arte decorativa em língua germânica. A mais belas roupas que concebeu - sempre para o sexo feminino - relacionavam-se para ele ao erotismo, pois toda a sensualidade do mundo encontrava-se "na silhueta feminina". Klimt compreendia profundamente a mulher, advinhava toda a linha de seu corpo, de seu traje, seu sorriso e seus movimentos. A fotografia não desmente a fantasia e os elementos inesperados de suas telas. Em sua obra "O Beijo", que se tornaria o mais famoso ícone do Jugendstil, o vestido da mulher vai além do irreal, tornando-se portador de um sonho: o encontro através de formas ovais em vários tons de dourado e ornamentos estrelados do jardim do Éden, onde Adão e Eva conheceram o pecado capital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Criações Critina Ávila
Calça de moleton skin
Vestido de malha manga longa
Vestido preguinhas de tricoline
Vestido de coquetel de tafetá
MUITO LOUCO ESTE kLINT, ENTREI NUM SITE SOBRE ELE E ACHEI IRADO O TRABALHO DELE, A TELA BEIJO É IRADA, ARTE E MODA TEM TUDO QUE VER UMA COM A OUTRA.
ResponderExcluirMuito legal!!!!!!! Showwwwwww
ResponderExcluirMUITO LEGA TANIA ADOREI OLHA VC LINDA COMO SEMPRE!!! BEIJOS MEUS MINHA GAT@!!!
ResponderExcluirTANIA BEIJOS DO ROMEU MINHA GATINH@ LINDAAAAAAA PARABÉNS!!!
ResponderExcluirLinda e fascinante curiosidade sobre o ardente pintor.
ResponderExcluir