segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Surrealismo e a moda
A influência do surrealismo fez notar em anúncios de moda, assim como em vitrines e salões. Embora o movimento date de 1924, quando foi publicado o 1º manifesto surrealista de André Breton, apenas depois de exposições importantes serem montadas em Londres, Paris e NY, entre 1936 e 1938, é que o grande público veio a conhecer as imagens surrealistas. Os modelos de Schiaparelli, na segunda metade da década de 30, exploraram os recursos surrealistas em conjunção com Salvador Dali. Em muitos casos há vínculos diretos entre a obra artística dele e os modelos espirituosos e surpreendentes dela. Em 1936, Dali completou sua escultura “Vênus de Milo com gavetas”. No mesmo ano colocou um urso empalhado, tingido de rosa choque, a cor-assinatura de Schiaparelli, com gavetas instaladas no torso na vitrine da butique da estilista. Por sua vez, Schiaparelli criou o estiloso conjunto gaveta, com bolsos verdadeiros e falsos, habilmente bordados por Lesage em um desenho lembrando gavetas. No entanto, foram os chapéus que ofereceram a estilista uma oportunidade de explorar novas formas. Em 1936, ela apresentou seu chapéu sapato, um modelo invertido de um scarpin de salto alto, feito de veludo preto ou preto com rosa choque. Este modelo extraordinário foi visto como objeto fetichista e como exemplo de deslocamento surrealista. Há uma fotografia famosa de Dali com um sapato equilibrado na cabeça.
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